segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

E agora, vamos ter Benfica?...


Depois do período de férias do Benfica, em termos de futebol jogado, também não tive ânimo suficiente para deixar de estar de férias...
De facto, cansa ver tão pouco futebol, de uma equipa que tem a obrigação de dar muito mais do que o tem vindo a dar!!!
 
Primeiro foi a recepção ao Olhanense, para a Liga, num jogo onde estavam reunidos todos os ingredientes para fazermos um bom jogo, construirmos um resultado folgado e que nos permitisse dilatar o goal-average, e ficarmos sossegadamente à espera do resultados dos nossos adversários directos.
Mas, o que tivémos foi uma exibição a puxar muito para o fraco, perante um adversário que está a anos-luz de nós, em termos de potencial e soluções. Uma vitória por 2-0, com um golo de penalty, marcado pelo Cardozo, a meio da primeira parte, e outro de Luisão, a corresponder de cabeça, num lance de bola parada, à entrada do último quarto de hora de jogo.
Pelo meio ficou uma primeira parte apenas sofrível, com o habitual desperdício e o tradicional período de silly football, a desesperar mesmo o adepto mais paciente e fervoroso. E uma segunda parte mesmo mázinha, onde até se permitiu ao adversário veleidades impensáveis...
 
 
Depois foi a visita ao Barcelona, preparada com dez dias de folga competitiva, por via da falta de adversário definido, na eliminatória da Taça de Portugal disputada no fim de semana anterior.
E quando precisávamos de fazer um jogo à Benfica, de ser valentes e eficazes, eis que fracassámos...
O Barcelona alinhou com uma equipa onde marcaram presença muitos jogadores que habitualmente não são titulares. É verdade que jogaram Puyol, Montoya, Adriano, Thiago Alcantara, Rafinha, Tello e David Villa, bem como Messi, Piqué e Deulofeu, na 2ª parte, mas não jogaram Xavi, Iniesta, Jordi Alba, Fabregas, Daniel Alves, Pedro e outros. Ou seja, o Barcelona estendeu-nos a passadeira. Embora, por certo, o tenham feito mais a pensar em si e nos seus compromissos futuros, do que em nós, obviamente...
Apesar disso, e apesar de termos feito uma boa primeira parte, com um futebol do melhor que jogámos esta época, a equipa só durou meio jogo e, além disso, falhou escandalosas oportunidades para marcar, nomeadamente na etapa inicial, com destaque para Matic, Rodrigo, Lima, Ola John, Nolito e, mesmo sobre o final do jogo, Maxi Pereira. Enfim, pode-se dizer, sem qualquer exagero, que tínhamos obrigação de ter marcado por quatro vezes em Camp Nou! A jogada que mais me irritou foi a perdida de Rodrigo, isolado por Ola John, que, sózinho frente a Pinto, com Nolito isolado na zona frontal da baliza, optou por rematar, fazendo a bola passar a rasar o poste direito da baliza do Barcelona. Rodrigo foi egoísta, facto que se agravou porque não fez golo. Lima esteve para marcar por duas vezes, e numa delas teve azar, porque Pinto se conseguiu esticar todo e desviar a bola para o seu poste esquerdo. Enfim, a este nível não se podem falhar ocasiões destas.
O que é facto é que, se não nos apurámos para os oitavos de final, ficamos a devê-lo a nós próprios, isto é, à nossa tremenda falta de eficácia!
 
 
 
 
Com isto tudo, estou bastante preocupado com o dérby desta joranada, com os rivais de Alvalade. Por uma série de razões: há muito que não fazemos um golo de bola corrida; temos apresentado um futebol muito irregular, marcado por incompreensíveis intranquilidades e titubeâncias; não temos tido eficácia no último terço do terreno, nem ao nível da concretização; jogamos com alguma apatia, não pressionamos o adversário e somos pouco determinados na abordagem dos lances; enfim ...
Além disso, vamos, muito possivelmente, ter de nos haver com uma arbitragem enquadrada no sistema vigente, ou seja, vamos ser, sempre, empurrados para baixo. A máfia instituída, e os seus beneficiários, não deixarão, por certo, de contabilizar a seu favor esta ocasião de ouro, ao mesmo tempo que darão uma ajuda preciosa aos seus escravizados aliados!
 
Por tudo isso, precisamos mesmo de uma exibição à Benfica!!!
Será que vamos ter Benfica?...

Sem comentários:

Enviar um comentário