sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Muito... e muito pouco!


Muito desperdício... da nossa parte!
Muito pouco (na verdade, praticamente nada!)... da parte do Gil Vicente!
 
É verdade que já estávamos apurados para a meia-final da Taça da Liga, e que o resultado serviria para pouco...
É verdade que a equipa que jogou de início andou muito longe da que habitualmente joga...
É verdade que o Benfica teve cerca de 75% (!!?!?!!) de posse de bola...
É verdade que o Gil Vicente não fez um único (!!?!?!!) remate à nossa baliza, em todo o jogo...
É verdade que a nossa exibição até foi plasticamente agradável...
 
... mas não é isto só que os benfiquistas querem!
Os benfiquistas querem golos!
E jogos que não constituam qualquer espécie de risco, em termos de resultado, independentemente das suas consequências reais!
 
Com uma equipa totalmente de segundas escolhas, com muita juventude e portugueses como há muito não se via, a exibição até foi bastante agradável. E segura.
Mas... não surgiam os golos, fruto do muito desperdício durante toda a partida. Até uma grande penalidade foi falhada, por Funes Mori, aos 30 minutos da primeira parte...
O golo só apareceu aos 10 minutos da segunda parte, depois de Funes Mori ter acertado, de cabeça, na trave da baliza do Gil Vicente, numa recarga oportuna e decidida de Sulejmani.
E daí até final do jogo, mau grado a qualidade das jogadas e a vontade dos jogadores, a verdade é que o desperdício foi total, para desespero de quem assistia ao jogo, disputado no Restelo para permitir a regularização da relva do nosso estádio, que bem precisa...
 
 
Destaque para a utilização de muitos jovens portugueses, com natural evidência para André Gomes, Ivan Cavaleiro, João Cancelo e Bernardo Silva.
Há valor, sim senhor! Resta confirmar a real valia daqueles, no somatório que se pretende que a equipa seja...
 
.......................................................................................

BENFICA, 1  -  GIL VICENTE, 0

25/01/2014, 16:15 horas, Estádio do Restelo, cerca de 7.000 espectadores.
Transmissão TVI
ÁRBITROS: Bruno Esteves; Rui Teixeira e Rodrigo Pereira; Valter Pereira.

BENFICA: Paulo Lopes; André Almeida (João Cancelo, 83 min.), Jardel, Steven Vitória e Sílvio; Rúben Amorim, André Gomes, Ivan Cavaleiro e Sulejmani (Hélder Costa, 78 min.); Djuricic (Bernardo Silva, 78 min.) e Funes Mori.
Suplentes: Bruno Varela, João Cancelo, Lindelof, Rúben Pinto, Bernardo Silva, Hélder Costa e Lolo Plá.


GIL VICENTE: Adriano; Gabriel, Pecks, Danielson e Vitor Vinha (Luís Martins, 67 min.); Avto, Leandro Pimenta, Luan (Simy, 73 min.), Luís Silva e Caetano (Diogo Viana, 58 min.); Paulinho.
Suplentes: Caleb, Luís Martins, Nélson Agra, Vitor Gonçalves, Simy, Diogo Viana e Brito .


MARCADOR: 1-0, Sulejmani (55 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

Assim-assim...


Uma vitória justa, sobre o Marítimo, e mais três pontos...
Foi, apesar de tudo, um jogo que soube a pouco. Não só porque a intensidade do nosso jogo poderia (deveria!...) ter sido outra, mas porque voltámos a cometer muitos erros no miolo do terreno, com perdas de bola e passes incrivelmente falhados, e com alguma ineficácia no ataque.
É verdade que Rodrigo está num grande momento de forma. E é isso que nos tem valido!... Porque, em sentido contrário, Lima está irreconhecível, Markovic anda muito complicativo, Gaitán está muito artístico e... Cardozo e Sálvio continuam de fora.
 
O jogo teve um início muito disputado, e só na sequência de um corte incompleto de um defesa madeirense é que Rodrigo inaugurou o marcador. Estavam jogados 18 minutos.
E aos 35 minutos, de novo Rodrigo, agora a acorrer a uma bola que o lateral direito do Marítimo não conseguiu interceptar, fez o 2-0, de pé direito, batendo o guardião adversário com um desvio da bola para o fundo da baliza.
Pelo meio, o Rodrigo ainda teve um remate perigoso, após um passe de Gaitán, mas a bola passou ligeiramente ao lado do poste da baliza dos insulares.
Na segunda parte o jogo teve um ritmo mais lento, com o Benfica a controlar calmamente (demais...) a bola, e com o Marítimo incapaz de dar réplica que pudesse preocupar.
Apesar disso, ainda antes dos 10 minutos da segunda parte, Lima teve uma boa ocasião, a passe de Gaitán, mas a bola escapou-lhe pela linha de fundo. E no minuto seguinte, Rodrigo desferiu um perigoso remate, que saiu às malhas laterais.
Pouco depois dos 20 minutos, finalmente apareceu Lima no jogo, a rematar de primeira, com muito perigo, para uma espectacular defesa do guardião José Sá.
À entrada do último quarto de hora da partida, Enzo Pérez apareceu na grande área maritimista a cabecear, determinado, com muito perigo, levando a bola a bater na barra da baliza do Marítimo.
E no minuto 80, voltou a ser Lima a rematar com muito perigo, depois de um bom passe de Enzo Pérez, com o guardião madeirense a defender in extremis, com a mão esquerda, completando um defesa o corte, pela linha final...
 
Enfim... uma exibição aceitável, mas incapaz de nos encher as medidas.
 
Rodrigo foi o homem do jogo. Lima só apareceu na parte final do mesmo. Enzo Pérez e Gaitán estiveram, a espaços, bem. E Fejsa fez um jogo muito agradável, mostrando-se sempre seguro e lutador. Oblak esteve impecável, embora não tenha tido muito trabalho.
 
 
Vai dando para a despesa...
Mas, os benfiquistas querem mais!...
 

.......................................................................................

BENFICA, 2  -  MARÍTIMO, 0

19/01/2014, 17:00 horas, Estádio da Luz, cerca de 35.000 espectadores.
Transmissão BenficaTV
ÁRBITROS: Hugo Miguel; Pedro Garcia e Nuno Roque; Fábio Veríssimo.

BENFICA: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo Pérez (André Gomes, 90 min.), Markovic (Ivan Cavaleiro, 89 min.) e Gaitán; Lima e Rodrigo (Rúben Amorim, 73 min.).
Suplentes: Artur, Jardel, Rúben Amorim, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Djuricic e Funes Mori.


MARÍTIMO: José Sá; João Diogo, Gegé, Igor Rossi e Luís Olim; Marakis (Weeks, 46 min.), Nuno Rocha (Rúben Brígido, 75 min.)e Danilo Pereira; Danilo Dias, Derley e Héldon (Fidélis, 84 min.).
Suplentes: Wellington, Bauer, Briguel, Weeks, Fidelis, Rúben Brígido e Artur .


MARCADOR: 1-0, Rodrigo (18 min.); 2-0, Rodrigo (35 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ahhhhh?!?!?....


Ahhhhh?!?!?....
Não percebi...
 
Depois de uma justa vitória sobre o clube da fruta, com uma exibição marcada por grande entrega e uma garra que há muito não se via, recebemos o Leixões, para a Taça da Liga, e... ahhhhh?!?!?... não percebi...
Não percebi, mesmo!
E não percebi, fundamentalmente, porque o jogo foi mau demais para o que seria razoável esperar...
 
É verdade que a equipa do Benfica foi bastante diferente da que tem sido utilizada. Mas também é verdade que alinharam jogadores de indiscutível valor, que tinham, naquele jogo, a possibilidade de se afirmarem como alternativas reais às primeiras escolhas. E a grande maioria defraudou a expectativa...
 
É verdade que a iniciativa de jogo esteve sempre do nosso lado, que tivemos quase 70% de posse de bola, e que o Benfica foi (obviamente!...) mais forte do que o adversário.
Mas também é verdade que aconteceram inúmeros passes falhados - muitos dos quais aconteceram em jogadas sucessivas!... - e excessivo, e inconsequente!, recurso a rodriguinhos e outros exageros artísticos, que funcionaram em claro prejuízo da equipa.
O jogo começou morno, e morno continuou, mesmo depois de Djuricic ter inaugurado o marcador, ao minuto 28, num remate indefensável, desferido no coração da grande área, depois de um livre marcado da nossa zona intermediária.
Djuricic acabou por não festejar o golo, vá lá saber-se porquê. Mas eu, se fosse a ele, talvez também não festejasse - pelo menos efusivamente... - atendendo ao rendimento paupérrimo que tem tido, e ao sucessivo queimar das diversas ocasiões que tem tido para se mostrar!
O modo como o jogo decorria até permitiu que o Leixões pusesse as manguinhas de fora, em duas ocasiões, primeiro num remate de longe que passou perto do poste direito da nossa baliza e, depois, num lançamento em profundidade em que Artur saíu da baliza, atirou-se para o chão e deixou a bola passar, permitindo que o atacante leixonense ficasse com a baliza à sua mercê - embora de ângulo apertado... - valendo-nos o facto de ter rematado a bola ao lado do poste esquerdo. Artur ia voltando a fazer merda!...
É verdade, porém, que, durante a primeira parte, também Funes Mori, por duas vezes, Steven Vitória e Ivan Cavaleiro poderiam ter feito golo, em quatro ocasiões, mas não o conseguiram...
E o Leixões foi incomodando, aqui e ali, embora sem grande perigo...
 
Na segunda parte, a toada do jogo manteve-se quase inalterada.
Só quando, por volta do minuto 65, Markovic rendeu Ola John, e, minutos depois, Rodrigo e Lima entraram para os lugares de Funes Mori e Djuricic, é que o jogo ganhou alguma vivacidade.
Foi, então, que apareceram um pouco mais em jogo Ivan Cavaleiro e Rúben Amorim, surgindo boas ocasiões para a finalização, por intermédio de Ivan Cavaleiro, Rodrigo e Rúben Amorim, por duas vezes.
O segundo golo apareceu já na parte final do encontro (minuto 86), na sequência de uma espetacular jogada de Rúben Amorim e Ivan Cavaleiro, com este a fazer uma sucessão de dribles e simulações dentro da área do Leixões, antes de desferir um potente remate, que não deu qualquer hipótese ao guarda-redes adversário.
 
 
Pouco depois chegava o final da partida, que valeu o apuramento para a meia-final da Taça da Liga e, também... o regresso de alguma apreensão à nação benfiquista.
Apreensão pelo facto de as alternativas não se terem confirmado no nível que a equipa precisa, bem como pelo facto de muitos terem realizado exibições bem mais pobres do que o aceitável, como foram os casos de Artur, Steven Vitória, Sílvio, Ola John, Djuricic e Funes Mori...
 
O nosso futebol tem que ser bem mais do que isto!...
 
 
PS - Se o futebol portuga mantiver a arbitragem nos moldes que a conformaram nos últimos trinta anos, o tripeiro Manuel Oliveira tem vastíssimas condições de enriquecer...
 
 
.......................................................................................

BENFICA, 2  -  LEIXÕES, 0

15/01/2014, 20:45 horas, Estádio da Luz, cerca de 10.000 espectadores.
Transmissão TVI
ÁRBITROS: Manuel Oliveira; Alexandre Freitas e Luís Cabral; José Rodrigues.

BENFICA: Artur; André Almeida, Jardel, Steven Vitória e Sílvio; Fejsa e Rúben Amorim; Ivan Cavaleiro, Djuricic (Lima, 67 min.) e Ola John (Markovic, 64 min.); Funes Mori (Rodrigo, 67 min.).
Suplentes: Paulo Lopes, João Cancelo, Mitrovic, André Gomes, Markovic, Lima e Rodrigo.


LEIXÕES: Chastre; João Viana, José Pedro, Materazzi e Huguinho; Anderson; Talles (Pedras, 86 min.), Rúben Saldanha (Cadinha, 63 min.), Tiago Lenho e Rui Coentrão (Hugo Moreira, 69 min.); Mailo.
Suplentes: Jorge Batista, Nuno Silva, Pedro Pinto, João Novais, Pedras, Cadinha e Hugo Moreira .


MARCADOR: 1-0, Djuricic (28 min.); 2-0, Ivan Cavaleiro (86 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Descansa em paz, Eusébio...


EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA
25Jan1942  -  05Jan2014

Descansa em paz, Campeão.
Presto a minha sentida homenagem ao REI de todos os futebolistas.
E presto-a, também, ao extraordinário ser humano que foi.
Enorme humildade, uma alma e um coração imensos, e uma simplicidade só ao alcance dos puros, fizeram de Eusébio um monstro, respeitado por benfiquistas e por todos os outros, aqui e em todo o mundo...

R.I.P. King...
Serás sempre uma parte muito significativa do Benfica!
Obrigado. E até sempre...


.......................................................................................

PS - Buonanotte Principessa...

Benfica, 2 - Porto, 0 (apenas para registo...)


Este foi o último jogo que não vi, neste dilatado período em que estive ausente do país.
E foi aquele que me deixou mais pena  não ter visto. Por razões óbvias...
E, também, porque, depois de o ter visto, na íntegra, numa gravação que me fizeram, pude satisfazer-me, FINALMENTE, com uma exibição À BENFICA!
Com garra, com alma, chama e muito querer!
Assim, sim!
Onde andou este Benfica?!?!?...
 
 
Não foi um jogo perfeito, mas foi uma exibição competente e segura, apenas aqui ou ali manchada por pormenores que se dispensavam.
Foi uma vitória categórica, de uma equipa composta por onze Eusébio's (mais dois que vieram do banco...), a jogar como o REI sempre jogava: com fulgor, grande determinação e, sempre, sempre, com muita paixão!
Foram 2-0, mas poderiam ter sido, bem à vontade (pelo menos!...) mais dois, já que ocasiões flagrantes não faltaram...
 
 
Globalmente a equipa esteve toda bem, mas pode-se destacar as exibições de Rodrigo, Markovic, Enzo Pérez e Matic.
A defesa também esteve a um nível aceitável, com destaque para Maxi Pereira, que está a voltar ao seu nível.
... E Oblak foi aquilo que Artur já não vinha sendo há muito tempo!
 
Será que vamos ter este Benfica daqui até ao final da época?...
Eu gostava muito. E ficava bem mais confiante para os desafios futuros...
 
.......................................................................................

BENFICA, 2  -  PORTO, 0

12/01/2014, 16:00 horas, Estádio da Luz, cerca de 63.000 espectadores.
Transmissão BenficaTV

ÁRBITROS: Artur Soares Dias; Rui Licínio e João Silva; João Capela.

BENFICA: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay (Jardel, 83 min.) e Siqueira; Matic, Enzo Pérez, Markovic e Gaitán; Rodrigo (Rúben Amorim, 86 min.) e Lima.
Suplentes: Artur Morais, Sílvio, Jardel, Fejsa, Rúben Amorim, Sulejmani e Djuricic.


PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho (Josué, 70 min.), Fernando e Carlos Eduardo; Varela, Jackon Matinez e Licá (Quaresma, 55 min.).
Suplentes: Fabiano, Maicon, Defour, Josué, Kelvin, Quaresma e Ghilas.


MARCADOR: 1-0, Rodrigo (13 min.); 2-0, Garay (53 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

Benfica, 5 - Gil Vicente, 0 (para registo, apenas...)


Ainda ausente deste rectângulo à beira-mar plantado, não tive ocasião ver o jogo.
Com alguma pena, confesso, porque, a fazer fé nos testemunhos - alguns em primeira mão... - este foi um dos menos maus jogos da época, e talvez até tenha sido o princípio da reconciliação...

 
Apesar da fragilidade do adversário, 5-0 são sempre 5-0!
E, neste caso, valeram também o apuramento para a eliminatória seguinte da Taça de Portugal...

.......................................................................................

BENFICA, 5  -  GIL VICENTE, 0

04/01/2014, 20:15 horas, Estádio da Luz, cerca de 16.000 espectadores.
Transmissão BenficaTV

ÁRBITROS: Nuno Almeida; Nuno Vicente e Luís Ramos; Nuno Alvo.

BENFICA: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Siqueira; Matic (Fejsa, 74 min.), Enzo Pérez (Rúben Amorim, 62 min.), Markovic e Gaitán; Rodrigo (Djuricic, 54 min.) e Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, Jardel, Fejsa, Rúben Amorim, Sulejmani, Djuricic e Funes Mori.


GIL VICENTE: Caleb; Gabriel, Halisson, Danielson e Vitor Vinha; João Vilela, Leandro Pimenta (Luan, 70 min.) e César Peixoto; Brito (Vitor Gonçalves, 78 min.), Avto e Diogo Viana (Paulinho, 57 min.).
Suplentes: Adriano, Pecks, Nelson Agra, Simy, Luan, Vitor Gonçalves e Paulinho.


MARCADOR: 1-0, Rodrigo (3 min.); 2-0, Markovic (16 min.); 3-0, Rodrigo (38 min.); 4-0, Lima (58 min.); 5-0, Lima (90+2 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

Nacional, 0 - Benfica, 1 (... para registo, apenas)


Ausente do país, não tive ocasião de ver o jogo.
Ao que rezam as crónicas, não perdi nada...
 
O jogo aconteceu na sequência lógica dos anteriores: mal jogado, com pouca qualidade individual e colectiva, mas... com um pouco mais de vontade.
Salvou-se o resultado, que vale 3 pontos para a Taça da Liga...
 
 
.......................................................................................

NACIONAL, 0  -  BENFICA, 1

30/12/2013, 20:45 horas, Estádio da Madeira, cerca de 7.500 espectadores.
Transmissão SportTV

ÁRBITROS: Carlos Xistra; ??? e ???; ???.

NACIONAL: Gottardi; Zainadine, Miguel Rodrigues (Jota, 63 min.), Mexer e Marçal; Claudemir (Bruno Moura, 76 min.) e Ali Ghazal; Diego Barcelos, Rondón (João Aurélio, 53 min.) e Candeias; Lucas João.
Suplentes: Rui Silva, Jota, Bruno Moura, Diogo Coelho, Sequeira, João Aurélio e Rafa.


BENFICA: Oblak; Sílvio, (Maxi Pereira, 60 min.), Jardel, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo Pérez, Gaitán e Sulejmani (Rúben Amorim, 76 min.); Markovic (Rodrigo, 86 min.) e Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Steven Vitória, Rúben Amorim, Funes Mori, Djuricic e Rodrigo.


MARCADOR: 0-1, Mexer (31 min. p.b.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...