terça-feira, 16 de setembro de 2014

Uma excepção?...



Terá sido uma excepção, a vitória - gorda - de 5-0 sobre o Vitória de Setúbal, na passada 6.ª feira, no Bonfim?...
Espero, sinceramente, que não...

Não vi o jogo em directo, por estar ausente do país. E também porque, no local onde me encontrava não conseguia aceder à net; se tivesse acesso, teria arranjado forma de assistir ao jogo, claro!
Mas a verdade é que estava muito apreensivo com a deslocação a Setúbal. Porque estávamos a jogar pouco, mas também porque o Setúbal vinha sendo um adversário difícil de bater nos seus confrontos...
Afinal, o jogo acabou por ser fácil. Foram 5-0, mas podiam ter sido muitos mais...
Só o Talisca, ainda na fase inicial do jogo, falhou dois golos feitos em duas jogadas no mesmo minuto, mas independentes uma da outra.

Ao minuto 10, com o jogo ainda muito indefinido, o Sálvio fez um grande golo, num remate de pé esquerdo, de fora da área, sobre a direita do nosso ataque.
Daí até quase ao final da 1.ª parte, foi um festival de golos falhados e, aqui e ali, uns momentos a lembrar como não se deve estar em campo...
Fico literalmente possesso quando vejo jogadores com a experiência e a qualidade dos do Benfica subirem desalmadamente no meio campo adversário e, depois de se perderem em rodriguinhos e hesitações, entregarem o ouro ao bandido e permitirem ao adversário autênticas auto-estradas até à nossa baliza. E isso, como nos últimos jogos, voltou a acontecer por mais de uma vez.
Depois, no final da etapa inicial, vieram mais dois golos, colocando quase um ponto final no jogo. Aos 38 minutos, Talisca aproveitou um corte defeituoso da defesa sadina e, em posição frontal, quase sobre a pequena área, disparou para o fundo das redes. E o mesmo Talisca fez o 3-0, na cobrança de um livre directo, aos 43 minutos.
(Abro aqui um parêntesis para assinalar a marcação de um golo num livre directo, coisa que estava arredada do nosso futebol desde há muito tempo!...)



Depois do intervalo o jogo ficou ainda mais fácil, e o Benfica podia ter, sem grande dificuldade, chegado a um resultado histórico.
Destaque para a acção de Lima que, embora sem ter feito um grande jogo, tudo fez para marcar. Em alguns casos o guarda-redes adversário, noutros a manifesta falta de sorte impediram o regresso aos golos...




De qualquer forma, aos 54 minutos, Talisca fez o 4-0 (e o seu hat-trick...) numa recarga a um remate frontal de Sálvio que o guarda-redes Raeder teve de sacudir para a sua frente.
E, ao minuto 76, Ola John fechou a contagem, com um remate indefensável, a cruzamento precioso de Lima, do lado direito do nosso ataque.

Enfim, uma goleada à antiga, perante um adversário que nunca nos criou qualquer espécie de perigo.
Foi uma excepção, ou será para continuar?...

(Se eu tiver de emigrar para que o Benfica jogue como jogou e ganhe pelos números que ganhou, vou de bom grado!...)

.......................................................................................

SETÚBAL, 0 -  BENFICA, 5
Liga 2014-2015  -  4ª jornada

12/09/2014, 20:30 horas, Estádio do Bonfim, cerca de 10.000 espectadores.
Transmissão SportTV

ÁRBITROS: João Capela; Ricardo Santos e Tiago Rocha; Rui Rodrigues.

SETÚBAL: Raeder; Pedro Queirós (Vinicius, 46 min.), Venâncio, Miguel Lourenço e Advíncula; Schmidt (Ney, 61 min.), Dani, e Miguel Pedro; Zéquinha, Giovani (Forbes, 45 min.) e Manú.
Suplentes: Ricardo Batista, Vinícius, Ericson, Ney, Ponce, Lupeta e Forbes.

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu (André Almeida, 64 min.); Samaris, Enzo Peréz (Cristante, 73 min.), Sálvio e Gaitán (Ola John, 65 min.); Talisca e Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, André Almeida, Lisandro López, Cristante, Ola John, Bebé e Derley.


MARCADOR: 0-1, Sálvio, 10 min.; 0-2, Talisca, 38 min.; 0-3, Talisca, 43 min.; 0-4, Talisca, 54 min.; 0-5, Ola John, 76 min.
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...