domingo, 15 de maio de 2011

Jorge Jesus não tem estatura para o Benfica...


Terminou a época futebolística. Oficialmente, entenda-se.
Em termos práticos já tinha acabado. Acabou com o atirar da toalha ao chão, após o jogo de Braga, para a Liga...
Acabou como começou. Sem chama, sem honra e sem glória...

Agora que está consumada uma época desportiva horrorosa, com resultados inimagináveis no passado mais recente, chegou a altura de, sem que possamos ser apelidados de desestabilizadores e maus benfiquistas, apontar o dedo aos responsáveis, exigir responsabilidades e preparar o futuro.
(Devo confessar que esta referência a "preparar o futuro" tresanda a Zportem...)
Atendendo ao seu posicionamento na estrutura que geriu o futebol do Benfica na época que agora finda, aos largos poderes de que dispôs para dispensar e avalizar contratações, bem como para gerir todo o grupo de trabalho, o grande - quase o único... - culpado, é Jorge Jesus.
Jorge Jesus cometeu o pecado de abusar da dívida de gratidão dos benfiquistas que, após um período em claro, voltaram na época passada a sentir a alegria de serem campeões.
Mas Jorge Jesus - que só se sagrou campeão na última jornada, a 15 minutos do fim de um jogo com o Rio Ave, na Luz... - endeusou-se, abrutalhou-se e, como se ainda houvesse margem para isso, tornou-se no expoente máximo da arrogância!
E, apesar de toda a festa feita, Jorge Jesus tinha apenas sido o técnico de um grupo de trabalho que era composto por atletas - então motivados, confiantes, ambiciosos, empurrados pelos sócios e adeptos... - como, por exemplo, de entre outros, Cardozo, Di Maria, Aimar, Saviola, Coentrão, Maxi, Luisão, Ramires, David Luís. E tinha beneficiado de um ano totalmente atípico, da parte dos dois nossos maiores rivais.
Mas, depois disso, e com um grupo reforçado por Gaitán, Sálvio, Roberto e Jara, por exemplo, e ainda por outros atletas por si escolhidos, Jorge Jesus estragou todo o trabalho feito, arvorou-se no único detentor da verdade e do saber absoluto e foi, de erro em erro, de invenção em invenção, de declaração em declaração, produzindo resultados cada vez piores, batendo recordes de sinal negativo, coleccionando humilhações (a nível internacional, mas também interno...), encostando jogadores, enfraquecendo o grupo de trabalho - técnica, táctica e anímicamente... - até o perder por completo, e, no fim, conseguir ficar com uma mão cheia de nada (a Taça da Liga até desprestigia, neste contexto...), mau grado o 2º lugar no campeonato... a 21 pontos da liderança!

Jorge Jesus não tem - e não poderia ter... - um nível cultural que lhe permita estar à altura do que merece o universo benfiquista. Também não tem - como ficou provado esta época, à saciedade... - os recursos técnico-tácticos que ele próprio se atribuíu. O mestre da táctica fartou-se de meter a pata na poça e de levar baile de muitos aprendizes de feiticeiro...
Mas Jorge Jesus deveria ter tido a inteligência - ou, no mínimo, a esperteza... - de perceber que quem está calado não diz asneiras. E também é verdade que alguém lho devia ter dito!

Por muito que me custe dizê-lo, Jorge Jesus, o treinador do meu amado e Glorioso Benfica, não tem estatura - nem intelectual, nem técnico-táctica, nem moral... - para liderar o furebol do clube.

Uma prova da sua pequenêz moral foi dada esta noite na Luz, depois do último jogo da época - uma decepcionante exibição e um confrangedor empate 3-3 como o Leiria, depois de uma quase tão confrangedora vitória por 2-1 sobre o Rio Ave, na jornada anterior, em Vila do Conde... - quando, no flash-interviu, num falso e lamentável exercício de modéstia, disse que o Nuno Gomes tinha de jogar esta noite. Como se não o tivesse injustiçado a época toda, mantendo-o quase sempre fora do grupo de convocados, em detrimento de outros que, mais novos e com mais força física, renderam invariavelmente menos do que rendia o nosso capitão. Diz o povo que com papas e bolos se enganam os tolos. Mas, a mim não me engana a mansa declaração de Jorge Jesus.
E, para já começar a encontrar escudos para o que venha a correr mal na próxima época, também já disse Jorge Jesus que os jogadores vão chegar tarde porque vão participar na Copa América. Mete nojo este tipo de discurso...
Como se as outras equipas também não tivessem jogadores envolvidos na Copa América ou em outras competições, ou como se no Benfica só jogassem jogadores das selecções do continente americano!!!...

O meu maior pesar é que a próxima época vai ser mais do mesmo, pelo que estou a ver...
Vão ser os jogadores que chegam tarde e vêm cansados. Vão ser os árbitros que nos vão tirar o campeonato à terceira jornada. Vão ser as más exibições que são momentos que acontecem... mas que depois vão continuar a acontecer por toda a época. Vão ser os grandes jogadores que se contratam, mas que vão levar tempo a aparecer. Enfim, vai ser tudo aquilo que não tiver a ver connosco! Mas, nunca vai ser o pouco critério nas contratações, a pouca entrega à luta e ao trabalho, as gestões parvas e contraproducentes do plantel, os jogadores encostados por birra do treinador, ou os jogadores que jogam sempre, mesmo que se arrastem em campo e não rendam a ponta de um corno, enfim...

E, pelo andar da carruagem, para o ano é que vai ser, como tem sido habitual dizer-se para os lados da lagartagem...
E uma série de bons benfiquistas, na Benfica TV e não só, vão continuar a branquear tudo aquilo que vai mal no Reino da Àguia. Provavelmente estarão bem intencionados, mas vão contribuir para continuar a enterrar o que resta do Benfica de que sempre me orgulhei...


PS - Para a minha querida, Buonna notte Principessa...

3 comentários:

  1. Sim a culpa é do treinador... mundo venha outro mais uma voltinha mais uma viagem e mais choro no próximo ano.

    É por benfiquistas como este que estamos assim... opá achas que a simples mudança de treinador no próximo ano vai mudar alguma coisa?
    Nos últimos anos temos mudado de treinador a uma média de 1 por época será que temos tanto azar assim??

    Calma tal como tu sou um benfiquista que sofre pelo nosso clube mas para mim precisamos de dirigentes à altura que não se deixem levar em negociatas para proveito próprio(at.madrid, varzim) e amizades obscuras(oliveirinhas gomes e quejandos) como o que lá está e defenda o nosso clube com unhas e dentes contra corruptos, lagartos, jornaleiros etc e era tão fácil eles têm tantos rabos de palha onde agarrar.

    Infelizmente quanto à próxima época ou muito me cheira ou vai ser mais do mesmo seja com que treinador for ainda por cima com o "vou delegar menos..." até sinto um arrepio oxalá eu me engane.

    ResponderEliminar
  2. Caro Tiago,

    Enquanto existirem benfiquistas que, como você, não conseguem deixar de destilar ódio pelo dirigente A ou B (no caso, pelo Presidente LF Vieira...), não iremos a lado nenhum!
    Na época passada, o Presidente não era já LF Vieira? Não foi com este Presidente que o Benfica jogou (a espaços...) bom futebol e foi campeão nacional?
    O que mudou, então?
    O que mudou foi que um tal de Jorge Jesus se armou em pai deste (Jesus) e se assumiu como o próprio Deus. Convencido da sua imprescindibilidade no projecto, exigiu melhores condições (aumento de vencimento e melhores prémios e comissões, poderes quase absolutos na decisão de venda e compra de jogadores, comando total ao nível da gestão do grupo de trabalho...) e, daí para cá, tornou-se ditador e arrogante, marimbou-se para tudo e todos, e geriu (?) como quis e bem lhe apeteceu todo o grupo de trabalho, nos jogos e nos espaços entre estes. O resultado da gestão do auto intitulado Mestre da Táctica foi uma época horrível, tanto interna como externamente, com erros repetidos vezes sem conta, com recordes de sinal negativo capazes de envergonhar qualquer Pal Csernai de trazer por casa, e o desmoronar de todas as justas expectativas que a nação benfiquista alimentava.
    Conhece o Princípio de Peter? este postula que todo o ser tem os seus limites, ao nível do que é capaz de fazer, e que a partir deles é o descalabro. Jorge Jesus atingiu-o no final do ano passado. Foi um treinador que revelou alguma sagacidade, que tinha a ambição de conseguir algo que nunca tinha conseguido (e que talvez pensasse nunca vir a conseguir!...), e que foi - tal como a equipa - empurrado para o sucesso pelos sócios e adeptos do Glorioso. Mas, quando quis dar o passo para o nível acima, faltaram-lhe nitidamente capacidades.
    O mal é que ele ainda acha que continua a ser Deus. E, neste particular, LF Vieira tem, realmente, culpa. Ele, e sócios como você, que não querem abrir os olhos para a realidade. Com Jorge Jesus, este ciclo de cultura de derrota é, claramente, para continuar.

    Perecebe porque é que eu digo que, enquanto houver sócios como você, não vamos a lugar nenhum?...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Dias pereira (à primeira vista parecia dias ferreira ftç... :P) primeiro que tudo eu não destilo ódio a ninguém apenas quero ver pessoas neste caso dirigentes competentes à frente do benfica e embora reconheça que o lfv fez muita coisa julgo ser um facto que ele é um nabo autêntico para não dizer outra coisa em termos de gestão desportiva, um "mix" de incompetência e aproveitamento pessoal na minha opinião impedem-no de fazer aquilo que deve fazer.

    E tu/voçê referiu que o ano passado o lfv também lá estava e ganhou... ganhou 2 campeonatos em 9 anos que lá esteve ( se bem que o 31º foi obra de josé veiga e não tanto dele mas ok... tb meteu-o logo a mexer...) e desculpe entrar outra vez em conflito com as suas ideias o jorge jesus ganhou 1 em 1... colocou os jogadores a jogar não sei quantas vezes mais e voçê prefere crucifixar o treinador por um época menos conseguida em 2 possíveis que fez o que ele fez do que atribuir responsabilidades a quem lá está à 10 anos e que em 10 anos tirando a época anterior nunca fez nada de jeito e onde alguma coisa se viu foi durante o período em que josé veiga lá esteve, mais uma vez eu não me quero armar em fanboy de jj e tal como a si esta época custou-me muito foi das piores como diz mas não compare o jj ao pal csernai nem a artures jorges esses sim são qualquer coisa que não treinadores.


    Mas veja eu tenho 24 anos eu só me lembro de ver o benfica campeão 2 vezes, quando ouço falar no grande benfica em colunas, humbertos, eusebios, sheus, borges coutinhos, fernados martins e em parte gaspar ramos (a parte do "strikes" ao bufolas) sinto um enorme mágoa por viver no tempo em que vivo. Na escola sofri muito à conta de ser do benfica (moro no norte do país) e tudo o que sei do benfica são mudanças de treinadores, jogadores damásios, vales e quejandos que nunca levaram o benfica a nada.


    E em virtude disso na minha opinião o que falta ao benfica e é a úncia coisa que falta mudar ao ritmo das mudanças que eu referi é de dirigentes, eu mais do que treinadores e jogadores quero dirigentes fortes dirigentes como só vi em vida o josé veiga dirigentes que coloquem o bufolas na linha, que motivem os jogadores que façam valer a força do benfica neste circo chamado futebol português, e isso eu não vejo em lfv nem vou ver infelizmente.

    Sinceramente e mais uma vez sem querer ser um fanboy de jorge jesus o campeonato o ano passado foi mérito dele e só dele na perspectiva do benfica/lfv foi algo fortuito... calhou termos jogaodores e um treindor a sério.
    Mesmo este ano culpados, a haver culpados foi quem contratou jogadores e mesmo aí não sei quem é que contrata, quem dispensa, quem empresta mas não é admissível ficar sem os extremos/alas e guarda-redes titulares e ir buscar um tipo à america do sul que nem é extremo para pegar logo a titular e para o outro lado recorrer a mais uma negociata com o at.madrid que por acaso até deu bem mas pode ir para o corrupto.
    Dar 8.5 milhoes de euros pelo 3º guarda-redes do at.madrid mais uma vez para pegar a titular numa equipa como o benfica não é de todo aconselhável.

    Mas mesmo assim depois de estes três começarem a carburar o benfica fez uma das melhores series de vitorias chegando mesmo a jogar melhor que os corruptos não é verdade até çhes ganhos no covil por 2 secas?? que equipa esta época conseguiu fazer isso??
    O pior foi quando o salvio e o gaitan baixaram de forma aí é que foram elas com as 4 frentes activas e sem substitutos...

    Olhe é a minha opinião e embora vivamos numa democracia acho que é a mais pura das verdades o que sustenta o benfica é o jorge jesus porque se o mandam embora e com o lfv a delegar menos na prima época.... nem quero pensar

    ResponderEliminar