domingo, 29 de abril de 2012

Sem qualificação...



... Sem qualificação, mesmo!!!
Depois de uma exibição agradável e de uma boa vitória, na Luz, contra o Marítimo, como é possível descer a um nível tão baixo como o desta noite, com o Rio Ave?!?....

O empate a dois golos foi, para mim, uma derrota. Porque não vencemos, como devíamos, e porque ficamos matematicamente impossibilitados de vencer o campeonato. Mesmo sabendo que isso era praticamente impossível, sabe sempre muito mal não ganhar um jogo...

Não me apetece escrever nada de substântivo sobre o jogo...
Só quero deixar um grito de revolta, saído bem do fundo do corpo e da alma, porque não admito que os mesmos jogadores tenham atitudes tão díspares, sem qualquer razão que o justifique, em momentos tão próximos!
Estão desmotivados? Então, que se motivem, foda-se!!!
Razões para andar desmotivado tenho eu, que vivo num país de corruptos, onde se escraviza quem trabalha e se protege quem explora e suga o sangue dos trabalhadores. Que ganho pouco, que tenho de fazer contas para viver e vejo o meu salário reduzido e os preços dos produtos, dos serviços e dos impostos aumentados constantemente.
... E, pior do que tudo o mais, que sofro por ver o meu clube ser representado por um grupo de jogadores que se comportam muitas vezes como mercenários, embora sejam pagos principescamente e com condições de vida e trabalho de sonho, mas que entram em campo mais para cumprir calendário do que para dar o litro, como daria qualquer adepto como eu - até suar sangue!... - mesmo que tivesse de pagar para jogar!

Como é possível entrar no jogo como entrámos hoje?
Os jogadores - quase todos eles... - estiveram em campo nitidamente como se estivessem a fazer um grande frete!...
Muitos dos que subiram ao relvado estavam nitidamente a pensar na próxima época... e na sua situação em concreto, claro!!!
J. Jesus já se apercebeu disso e deixou de fora da equipa Gaitán e Javi Garcia. Mas ficaram ainda Artur, Garay, Luisão, Witsel, Aimar, Cardozo...
Como é possível que, nos primeiros 10 minutos de jogo, Garay tenha feito dois passes, à distância de cinco metros, à saída do nosso meio campo defensivo, para os pés dos adversários, embora não estivesse pressionado?!?!?...
Como é possível que Artur e Luisão tenham estado tão desconcentrados como aconteceu no (inocente...) lance que deu o primeiro golo do Rio Ave?
Como é possível que Artur tenha ficado a ver a bola dirigir-se, em arco, a baixa altura e devagar, para o fundo da baliza, no segundo golo do Rio Ave, sem esboçar sequer uma tentativa de se fazer ao lance?
Como é possível que Aimar tenha andado tão desligado do jogo como esteve, sem procurar a bola e, quando a teve, tenha estado tão apático?
Como é possível que Cardozo tenha passado o jogo sem atacar a bola, sem dar luta, sem pressionar os adversários e sem crira uma situação real de perigo?

Para mim - como já escrevi anteriormente, e como tenho dito aos amigos... - jogador que estivesse em campo a pensar no contrato da próxima época, distraído com a saída para Manchester, Londres, Roma ou Buenos Aires (ou para quaisquer outras latitudes...), já tinha sido devidamente informado que, ou se aplicava como devia ser, para merecer que a sua situação fosse ponderada ou, caso contrário, só saía pelo valor da cláusula de rescisão!
... E se não se pusesse fino, tinha o caminho aberto para o banco... ou para treinar com a equipa B!!!

Mas isto sou eu, que amo o Benfica tanto como a minha própria vida...


Post Scriptum:

Antes do jogo - como já aconteceu em outras alturas, recentemente... - uns quantos benfiquistas entretiveram-se a escrever declarações de amor a Luís Filipe Vieira nas paredes do recinto do Rio Ave. Deram, assim, sequência à contestação a LFV (e, certamente, à continuidade de J. Jesus no Benfica...), esquecendo que quem joga são os jogadores.
Se LFV não tivesse propiciado as necessárias condições à equipa, ou se não tivesse defendido os interesses do Benfica (embora, aqui, possa ter tido alguns lapsos, admito...), ainda poderia compreender a contestação.
Por outro lado, J. Jesus fez um bom trabalho, tanto ao nível da formação da equipa como da valorização individual dos jogadores. É verdade que cometeu erros, foi teimoso (e a equipa ficou prejudicada com essa teimosia...) e, por vezes, fala demais e diz o que não deve. Mas, como todos vimos, pôs a equipa a jogar futebol e obteve bons resultados, na Europa e dentro de portas. O problema foi a incosntância verificada!
E aqui é que está a verdadeira questão: porque é que os jogadores são inconstantes, fazem jogos com altos níveis de entrega e outros com uma postura e qualidade inadmissíveis? Presidente e o treinador são os mesmos... e mantêm o mesmo discurso e a mesma prática!
A verdade é que não é o presidente, nem o treinador, quem corre, dentro do campo, mais ou menos; não é o presidente, nem o treinador, quem está no jogo, concentrado ou desconcentrado; não é o presidente, nem o treinador, quem tem comportamentos e posturas em campo que favorecem ou, pelo contrário, prejudicam a equipa...
Na minha opinião, o Benfica não tem que ter apenas bons jogadores. Antes de tudo, tem que ter jogadores humildes, trabalhadores, honestos, e com muita raça e querer. Enfim, tem que ter na sua equipa homens, em vez de ídolos com pés de barro. Depois, se eles forem maradonas, tanto melhor; se não, pelo menos saberemos que serão humildes, honestos e esforçados...

Mas isto sou eu a dizer.
Eu, que amo o Benfica tanto como a minha própria vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário