segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Deprimente... e desesperante!




Triste e desanimado, pela partida da minha Principessa, não foi pelo jogo desta tarde que me animei e minimizei a tristeza...
 
 
O primeiro jogo em casa, para esta edição da liga, trouxe mais do mesmo. Isto é, um futebol muito lento, previsível, triste e sem imaginação, em simultâneo com uma gigantesca inconsistência, quer a atacar, quer a defender.
 
A primeira parte foi entediante, com um ou outro raro período em que surgiram jogadas mais rápidas. O Gil Vicente não criou nada. E o Benfica apenas criou qualquer coisa quando foi mais rápido e tentou ser mais objectivo. Uma ou outra ocasião que poderia ter resultado em golo, mas sempre uma ineficácia incompreensível... e desesperante! Lima e Rodrigo não foram capazes de fazer o que parecia ser mais fácil: marcar.
Aos 30 minutos Gaitán bateu um livre e fez a bola embater no poste direito da baliza do Gil Vicente. Aos 43 minutos, Sálvio rematou, em zona frontal, de fora da área, e a bola raspou no poste esquerdo da baliza visitante.
E nada mais de significativo houve na primeira metade...
 
Na segunda parte, o jogo foi ainda mais lento e sensaborão.
À passagem do minuto 70, o inacreditável aconteceu. Uma bola sacudida, pela defesa adversária, para o nosso meio campo, mereceu a atenção de Maxi Pereira que, depois de tocar o esférico na direcção da nossa baliza, entra em modo de displicência e muda para a velocidade de passo (ainda mais!) lento, deixando que um adversário lhe venha pelas costas e fique com a bola, a meia distância entre a divisória de meio-campo e a grande área, e com ela caminhe em diracção à baliza. Artur saíu da baliza e, ao remate rasteiro do atacante gilista, deixou a bola passar por entre as pernas. Ao segundo remate do Gil Vicente, na partida, com direcção da nossa baliza - o primeiro tinha sido aos 60 minutos, na sequência de uma canto... - o adversário fez golo!!!
A equipa não teve a reacção que se impunha, e o futebol manteve-se lento, pobre, sem ideias e... inconsequente. Markovic, que entrara para o lugar de Sálvio, ao minuto 65, ainda teve o condão de trazer alguma velocidade ao ataque, mas... o futebol é um desporto colectivo, que só resulta se jogado em equipa, claro! Também Djuricic e Sulejmani haviam sido lançados, ao minuto 68, para os lugares de Rodrigo e Gaitán, mas a sua entrada em jogo não trouxe resultados significativos.
Foi, contudo, Markovic, após um passe de Djuricic, sobre a meia-lua da grande área, quem, no primeiro minuto do tempo de compensação, ligeiramente descaído para a esquerda, conseguiu atirar, de pé direito, para o fundo da baliza gilista. E foi, também, outro sérvio - no caso Sulejmani... - quem, no terceiro dos quatro minutos de compensação, cruzou, da direita do nosso ataque, para a entrada da pequena área, onde, por trás de Luisão - integrado na manobra atacante nos últimos minutos do jogo... - apareceu Lima que, de cabeça, fez o segundo golo do Benfica.



Em súmula, foi um jogo deprimente, pela qualidade do futebol praticado, e desesperante, pela falta de eficácia, quer a defender, quer a atacar.
Foi, ainda, mais deprimente e desesperante, porque o adversário não nos criou quaisquer problemas dignos de menção, teve uma posse de bola abaixo dos 35%, fez 4 remates à nossa baliza, dos quais 2 levaram a direcçao correcta - e um desses deu golo... - e ganhou 1 pontapé de canto em toda a partida. Aliás, o único canto de que beneficiou... nas duas jornadas já disputadas!!!
 
Infelizmente, a verdade é que o nosso futebol é isto: pobreza, lentidão, falta de imaginação, ineficácia atacante, extrema permissividade defensiva... enfim, uma desilusão completa!
Bem podem vir dizer que o grupo está unido, e que atletas e equipa técnica estão irmanados nos mesmos objectivos, porque, em dissonância com isso, a verdade é que não se vê toca de onde possa sair coelho. Pelo contrário, vê-se uma equipa sem chama, que pratica um modelo de jogo que não se revela minimamente eficaz e resulta num futebol facilmente anulável por qualquer adversário. Mesmo pelos mais fracos...


.......................................................................................

BENFICA, 2  -  GIL VICENTE, 1

25/08/2013, 17:45 horas, Estádio da Luz, 37.331 espectadores.
Transmissão Benfica TV.

ÁRBITROS: Paulo Batista; José Braga e Rui Teixeira; Rui Rodrigues.

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Cortez; Enzo Pérez e Matic; Sálvio (Markovic, 65 min.), Rodrigo (Djuricic, 68 min.) e Gaitán (Sulejmani, 68 min.); Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, Steven Vitória, André Almeida, Rúben Amorim, Sulejmani, Djuricic e Markovic.

GIL VICENTE: Adriano; Gabriel, Halisson, Danielson e Luís Martins; Luan; Paulinho (Brito, 45 min. [Leandro Pimenta, 81 min.]), João Vilela, César Peixoto e Diogo Viana; Bruno Moraes (Simy, 70 min.).
Suplentes: Caleb, Pecks, Vitor Vinha, Vitor Gonçalves, Brito, Leandro Pimenta e Simy.

MARCADOR: 0-1, Diogo Viana (70 min.); 1-1, Markovic (90+1 min.); 2-1, Lima (90+3 min.)
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...




 

Sem comentários:

Enviar um comentário