domingo, 1 de setembro de 2013

Que triste futebol, o nosso...



Como me entristece o nosso actual futebol...
 
O jogo desta tarde, em Alvalade, resultou em mais uma desilusão.
Jogámos um futebol triste, sem chama, previsível e enfadonho. E o adversário, sem fazer nada de especialmente relevante, foi aproveitando a nossa sensaboria e permissividade.
Aos dez minutos de jogo já tinha conseguido marcar um golo, num lance em que, uma vez mais, fomos apanhados em contra-pé. Beneficiámos de um livre, nas imediações da grande área sportinguista, junto ao seu vértice, na esquerda do nosso ataque. Lima inventou e movimentou a bola para Rodrigo, que não foi lesto a recolhê-la. Um adversário recolheu a bola e lançou o contra-ataque, sobre o nosso flanco esquerdo. Bola para um fulaninho meio índio que veio lá do paraíso da coca - que estava em fora-de-jogo!... - este devolve o passe e furta-se aos centrais, para ir receber a bola entretanto cruzada para as costas de Luisão e, de cabeça, atirar para o fundo da nossa baliza, onde Artur fez o que tem vindo a fazer nos tempos mais recentes: não defender.
Foi penoso ver o adversário a jogar... e a nossa equipa a ver jogar.
Pouco depois da passagem do quarto de hora de jogo, Rodrigo acorreu de cabeça a um cruzamento da direita do nosso ataque, levando a bola à barra da baliza de Patrício. Mas era o adversário quem tinha mais vontade de jogar...
Até ao intervalo, o único facto digno de registo, do nosso futebol, foi uma perdida escandalosa de Sálvio que, na zona frontal, sobre a linha de pequena área da baliza do Sporting, só com o guarda-redes pela frente, depois de um cruzamento de Cortez, da esquerda, rematou por cima da baliza. Aconteceu aos 35 minutos.
Entretanto, pouco antes, Enzo Pérez fora atingido, a curta distância, por um forte remate de um adversário, levando com a bola na cara e caindo de imediato no relvado. Veio a ser substituído por Ruben Amorim ainda antes do final da 1ª parte. Tal como Sálvio que, na sequência de uma entrada mais ríspida de um adversário, fez uma entorse no joelho direito, e foi substituído, em cima do intervalo, por Markovic.
 
A 2ª parte foi um pouco - muito pouco, mesmo... - melhor. Markovic trouxe alguma agitação à nossa movimentação ofensiva, acabando por arrastar um pouco a equipa.
À passagem do minuto 50, o sérvio entrou na grande área do Sporting com a bola controlada, em slalom, e atirou rasteiro, obrigando Patrício a uma defesa de recurso. A bola foi rechaçada para a zona central da grande área, onde apareceu Rodrigo a recuperá-la. Mas voltou a ser pouco lesto a chutar para a baliza, permitindo que o guarda redes adversário voltasse a oferecer o corpo à bola, fazendo-a ressaltar para fora das quatro linhas. Um lance sintomático do nosso futebol: lento, mastigado, inconsequente, triste, sem chama...
Entretanto, dois minutos antes também Gaitán tinha ficado pregado ao chão, depois de cruzar uma bola do lado esquerdo do nosso ataque. Mais uma jogador - o terceiro!... - substituído, aos 50 minutos, por lesão muscular. Para o seu lugar entrou Cardozo, que teve o condão de prender os centrais adversários. O nosso ataque ficou mais consistente, porque Cardozo é um jogador possante e que põe em sentido as defesas adversárias. Por isso não se compreende este tão dilatado afastamento da equipa...


Em resultado das alterações verificadas, e fruto do virtuosismo individual de alguns dos nossos jogadores, viemos a empatar a partida. Ao minuto 65, Markovic recebe a bola, na intermediária do nosso ataque, ligeiramente descaído sobre a direita, passa por vários adversários, entra na área e, à saída de Rui Patrício, mete-lhe a bola por debaixo das pernas, fazendo um golo de grande classe e espectáculo.

 
Até final do jogo, pouco mais de significativo fez a equipa.
Matic ainda teve um remate perigoso, que passou bem rente ao poste esquerdo da baliza adversária, mas por aí se ficou a produção da equipa.
E o boi Hugo Miguel fez vista grossa - grossíssima!... - a uma gravata que um central adversário fez a Cardozo, na altura da marcação de um canto a nosso favor.
Enfim... nada de novo.
Nem da nossa parte, nem da dos bois de preto...
 
 
Um resultado - mais um!... - negativo para o Benfica, que nos pode deixar a 5 pontos da liderança. À 3ª jornada!!!
O que mais me custa é ver - e ouvir... - a ligeireza com que os nossos jogadores e técnicos desvalorizam esse facto, desculpabilizando, assim, os resultados negativos, e as más exibições, que a equipa vem registando.
Ouvir isso a Antónios Pires Vicentes, a Pedros Validos ou a Pedros Guerras, já não admira. Até porque esses são pagos para isso...
Mas que dói, lá isso dói!
 
Acordem, benfiquistas! Para evitar os pesadelos, é preciso estar de olhos abertos...


.......................................................................................

SPORTING, 1  -  BENFICA, 1

31/08/2013, 20:00 horas, Estádio Alvalade XXI, 46.109 espectadores.
Transmissão SportTV.

ÁRBITROS: Hugo Miguel; Nuno Pereira e Hernâni Fernandes; Duarte Gomes.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Rojo e Jefferson (Slimani, 85 min.); Adrien Silva, William Carvalho e André Martins; Carrillo (Capel, 74 min.), Montero e Wilson Eduardo (Eric Dier, 62 min.).
Suplentes: Marcelo Boeck, Magrão, Capel, Rinaudo, Eric Dier, Slimani, Welder.

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Cortez; Matic; Sálvio (Markovic, 45+3 min.), Enzo Pérez (Ruben Amorim, 43 min.) e Gaitán (Cardozo, 50 min.); Rodrigo e Lima.
Suplentes: Paulo Lopes, Jardel, Rúben Amorim, Sulejmani, Djuricic, Markovic e Cardozo.


MARCADOR: 1-0, Montero (10 min.); 1-1, Markovic (65 min.)
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...




2 comentários:

  1. REVOLTA DE UM ADEPTO DO SLBENFICA DO NORTE PARA COM JORGE JESUS
    Este é o melhor plantel dos ultimos cinco anos.
    O meu onze atual.
    Artur
    André Almeida, Luisão, Garay, Bruno Cortez
    Matic Ruben, Amorim
    Filip Djuricic
    Sálvio, Lima, Lazar Markovic
    Suplentes = Oblak, Maxi, Seteven Vitória, Enzo, Gaitan, Cardozo, Sulejmani
    Eu explico: Maxi suplente, jogo da madeira 1º golo do maritimo zona de acção do Maxi, 2º golo do maritimo cruzamento do lado direito com Maxi a fazer cobertura. Segundo jogo golo do gil vicente oferta do Maxi. Terceiro jogo golo do sporting raio de acção do Maxi aquela zona parece uma auto estrada, (não é com abraços e beijos que o Maxi regressa á boa forma , com o sporting foi o Pietra). Como te sentes André Almeida, nem convocado foi, depois de um bom final de época.
    Enzo parece uma barata tonta a correr mas nunca está no sitio. Ruben Amorim está em muito melhor forma, o melhor período do SLB com o maritimo foi a primeira parte do jogo com o Ruben em campo, com o sporting o meio campo conseguiu ter mais posse de bola e foi mais pressionante depois da entrada do Ruben.
    Quanto ao Rodrigo nem tenho palavras para descrever as exibições dele tal a diferença para o Markovic.
    Deixei o Djuricic para o fim porque o Benfica tem que mudar o sistema tático em certos jogos , o Djuricic a 10 mais junto do Matic e do Ruben para que este meio campo possa ter mais bola e para que esta chegue em condições ao avançados. Atenção esta é a minha ideia deste Benfica atual não quer dizer que noutras fases não possam entrar outros jogadores.
    Responsabilidade: Jorge Jesus e Direção
    Dispensados : Centrais Jardel e Stefan Mitrovic, ficava com Seteven Vitória porque é português e com o Lisandro Lopez pois o pouco que vi agradou-me bastante. Melgarejo tambem ficava pois para complementar o Cortez. Meio campo punha o André Gomes a rodar numa boa equipe portuguêsa( Ex: maritimo ou guimarães). Quanto ao Funes Mori começava por ganhar ritmo na equipe B, o Ola Jonh e o Urreta a jogar na B pois a qualquer momento poderiam ser chamados á equipa principal.
    Responsabilidade: Direção
    Arbitragens alguém vai ter que dar um murro na mesa e dizer basta, ou depois vai ser tarde. Declarações dos jogadores no final do derbi. Jornalista sportvporco sr. Jardim o que acha da não expulção do Matic Jardim não falo de arbitragens, será que não á niguem da direção que esteja a assistir em direto a este tipo de declarações, pois a seguir foi o Luisão e só deveria ter dito isto o golo do sporting foi precedido de fora de jogo, e o arbitro não viu uma gravata do jogar do sporting ao Cardoso, em vez disto o jornalista da sportvporco perguntou ao Luisão se já estava tudo sanado com os adeptos depois do que se passou no jogo do gil, será que não estava niguem por perto para dizer ao luisão para se vir embora antes deste responder, a seguir foi o Jesus e só deveria ter dito isto, o golo do sporting foi precedido de fora de jogo e o árbitro não viu um penalti sobre o Cardoso depois de uma gravata feita por um jogador do sporting, encomendem as faixas de campeão., e vinha-se embora.
    Ps: Socios e adeptos do SLBENFICA da zona de Lisboa e do Seixal e vizinhos do Jesus REVOLTENSE (CARALHO) antes que seja tarde será assim tão dificil vamos ter que levar com isto todos os fins de semana.

    ResponderEliminar
  2. Caro bino,

    Todos podemos ter opinião sobre os jogadores a colocar de início, sobre os suplentes, ou sobre o sistema táctico, ou ainda acerca da política de comunicação do clube e, nomeadamente, sobre a posição institucional a assumir em relação à arbitragem e à direção dos destinos do nosso futebol.
    Quando digo todos, incluo simpatizantes, adeptos, sócios, técnicos e dirigentes.
    Não podemos é persistir nas nossas opções, quando elas, objectivamente, resultam de forma negativa!!!
    Para mim, este treinador está claramente a mais, porque não obtém resultados e não altera minimamente o rumo que imprime às coisas. E, atenção, a falta de resultados não é de agora...
    Para mim, há jogadores que também já estão a mais, porque não querem perceber que os jogos se ganham com uma mentalidade e postura diferentes das que apresentam...
    E, finalmente, parece-me que esta direção também começa a estar a mais...

    Por isso, é preciso, realmente, dar voz ao nosso descontentamento e, em simultâneo, exigir que as coisas mudem claramente de rumo. Ou, então, se isso não acontecer, apontar aos referidos a saída. Por indecente e má figura!...

    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar