sábado, 10 de maio de 2014

Vitória na Taça da Liga 2013-2014



Na final da Taça da Liga, uma vitória justa, mas... complicada!

Na passada 4ª feira, o Benfica disputou a primeira das três finais para que se apurou.
O adversário entrou muito bem no jogo, criando surpresa pela determinação e objectividade colocada no jogo. E, por mais de uma vez, deu mostras de querer disputar a contenda...
O Benfica levou algum tempo a acertar nas marcações, e ainda mais algum a produzir futebol ofensivo capaz de garantir sucesso. De facto, apesar de ter estado por mais de uma vez em situação ofensiva, nos momentos iniciais da partida, a verdade é que só a partir da meia hora de jogo a equipa manteve alguma intensidade no desenvolvimento ofensivo.
É verdade que a defesa esteve sempre à altura para suster as iniciativas adversárias, que Oblak deu sempre excelente conta de si quando foi chamado a intervir, e que o meio-campo foi competente a obstruir as ofensivas do Rio Ave. Mas também é verdade que, em especial na saída para o ataque, se perderam muitos passes, se complicou muito o que era simples, e nem sempre se jogou com a objectividade e acutilância necessárias.
De qualquer modo, aos 40 minutos de jogo, Rodrigo teve uma oportunidade flagrante, num remate defendido de forma espectacular por Ventura, para canto. Na sequência desse canto, Garay desviou, de cabeça, e Rodrigo, descaído para o vértice direito da pequena área, de pé esquerdo, colocou a bola no fundo da baliza do Rio Ave, de nada valendo a oposição do guardião e de dois defesas adversários.


No reatamento da partida, o Benfica veio mais expedito e determinado e, nos primeiros 15 minutos, criou quatro boas ocasiões para dilatar o marcador, por intermédio de Rodrigo, Markovic, Lima e Gaitán. Em especial nas duas últimas ocasiões, Ventura foi responsável por duas grandes defesas, negando literalmente o golo ao Benfica. Apesar de tudo, na oportunidade protagonizada por Gaitán, o argentino teve tudo, mas mesmo tudo, para fazer o golo, e acabou por não ser suficientemente eficaz, quando ficou isolado frente ao guardião vilacondense.
Depois, aos 78 minutos, finalmente o Benfica voltou a marcar, por intermédio de Luisão, que acorreu de cabeça a um cruzamento para o miolo da área do Rio Ave, na sequência de um livre apontado por Enzo Peréz, da direita do nosso ataque.


Apesar da vantagem, o Benfica continuou a dominar o jogo, e o Rio Ave deixou de dar mostras de poder contrariar o poderio benfiquista.
E foi mesmo o Benfica quem, por mais duas ocasiões, esteve perto de fazer o 3-0, por intermédio de Lima e, depois, de Rúben Amorim, sendo que a ocasião de que dispôs Lima resultou de uma brilhante jogada de Rodrigo.
Em suma, depois de um início de jogo pouco conseguido, com um adversário atrevido, e de uma primeira parte aquém das expectativas, o Benfica acabou por construir uma vitória justíssima, que até pecou por escassa, e arrecadou mais uma Taça da Liga - a 5ª!... em 7 edições - juntando esta ao título de campeão.


Resta destacar o fair-play de alguns adversários, entre jogadores e técnicos - o treinador Nuno Espírito Santo, e o extremo Ukra, foram exemplos disso... - bem como a azia de outros, como o capitão Tarantini que, além de passar o jogo a distribuir fruta pelos nossos atletas, com a complacência do boi de preto, ainda revelou muito mau perder, quer quando da entrega do troféu, quer nas declarações do pós-jogo. Uma miséria absoluta, que lhe ficou muito mal!...

Apesar de termos vencido, uma nota muito negativa para a arbitragem de Hugo Miguel que, quer técnica, quer disciplinarmente, teve sempre dois pesos e duas medidas, com evidente - descarado, mesmo!... - prejuízo para o Benfica.
Este é mais um que merecia, sem dúvida, a marcação de uma consulta de reconstituição numa clínica dentária!!!......
Haja vergonha! E respeitem o Benfica, filhos de... suas mães!

.......................................................................................

RIO AVE, 0  -  BENFICA, 2

07/05/2014, 20:30 horas, Estádio Magalhães Pessoa (Leiria), cerca de 23.000 espectadores.
Transmissão TVI

ÁRBITROS: Hugo Miguel; Hernâni Fernandes e Pedro Felisberto; Cosme Machado.

RIO AVE: Ventura; Lionn, Marcelo, Rodriguez e Edimar; Tarantini, Filipe Augusto, Ukra, Rúben Ribeiro (Braga, 69 min.) e Pedro Santos (Diego Lopes, 79 min.); Hassan (Sandro Lima, 68 min.).
Suplentes: 
Ederson, Tiago Pinto, Nuno Lopes, Vilas Boas, Diego Lopes, Braga e Sandro Lima.

BENFICA: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Siqueira; Rúben Amorim (André Almeida, 84 min.), Markovic, Enzo Peréz e Gaitán (Salvio, 69 min.); Rodrigo e Lima (André Gomes, 90 min.).
Suplentes: Artur, Jardel, André Almeida, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Salvio e Cardozo.


MARCADOR: 0-1, Rodrigo (40 min.); 0-2, Luisão (78 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

Sem comentários:

Enviar um comentário