segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vitória (demasiado) sofrida...



 
 
Foi, mesmo, excessivamente sofrida a vitória de ontem, em Guimarães...
 
Para não variar, o adversário estava com uma disposição tal, que parecia capaz de comer a relva para nos retirar pontos.
Por outro lado, nós estivemos bastante aquém do que deveríamos, nomeadamente durante a 1ª parte.
É verdade que o Guimarães também não nos criou grandes problemas, preferindo manter-se muito compacto e coeso, sem grande vontade de atacar. Mas, como é natural, era ao Benfica que competia fazer as despesas do jogo.
Digno de registo, lembro-me de uma cabeceamento de Garay, por cima da trave, na sequência de um canto, aos 5 minutos, e de um passe magistral de Enzo Pérez, descaído sob a esquerda do nosso ataque, colocando a bola à disposição de Siqueira, que rematou, de primeira, correspondendo o guarda-redes vimaranense com uma grande defesa.
De facto, muito pouco para uma equipa com o valor da nossa...
A 2ª parte foi um pouco mais conseguida, com a equipa a revelar maior intencionalidade na acção ofensiva.
 
 
Enzo Pérez e Markovic apareceram mais no jogo, embora o sérvio pareça bastante desconfortável quando joga na ala, disso se ressentindo o seu rendimento.
Foi, aliás, Enzo Pérez o responsável pela expulsão de Addy, que fez - de entre muitas!... - duas faltas sobre o argentino, merecedoras de cartão amarelo. Assim, aos 60 minutos o Guimarães ficou reduzido a dez jogadores, depois de Addy ver o segundo amarelo, por ter puxado Enzo Pérez, que se esgueirava para o ataque, pela nossa ala direita.
A partir dessa altura intensificou-se mais a nossa pressão atacante, embora não tivéssemos tirado o devido partido do facto de jogarmos em vantagem numérica.
Aos 65 minutos, saiu Djuricic - ontem muito apagado... - e entrou para o seu lugar Lima. Lima que, poucos minutos depois, acorreu a um centro de Enzo Pérez, da direita do nosso ataque, e foi literalmente atropelado pelo central vimaranense, sem que o boi de preto se comovesse minimamente. Puta que o pariu!!!
Aos 72 minutos, na marcação de um canto, à esquerda do nosso ataque, Enzo Pérez bateu rasteiro, para a zona da marca da grande penalidade, e Cardozo, de primeira, rematou para a baliza. O guarda-redes vimaranense e um  defesa, colocados sobre a linha de golo, ainda ofereceram o corpo à bola, mas esta acabou mesmo por entrar na baliza.
Foi um golo decisivo, que acabou por ser importante, também, pelo facto de ter marcado o regresso de Cardozo aos golos, ele que tanta falta tem feito ao Benfica...
 
 
Cardozo ainda está longe da sua melhor forma - como o prova um lance, logo aos 5 minutos da 2ª parte, em que recebeu um passe de Fejsa e rematou, de primeira, mas muito ao lado... - mas, mesmo assim, é importante na manobra ofensiva, porque fixa os centrais, deixando espaços para que os médios e os alas visem a baliza adversária.
 
Depois do golo fomos aliviando a intensidade de jogo, disso se aproveitando o adversário para tentar fazer pela vida.
Esta é uma postura que não é admissível, e que nos pode custar muitos dissabores, como já tem acontecido algumas vezes. Aliás, o Benfica, ao invés de outras equipas, não é capaz de matar o jogo, seja com que adversário for, porque não é ambicioso nem tenaz quanto baste. Em resumo, põe-se a jeito e, às vezes, lixa-se!...
 
É porque, ao invés de outros, o Benfica tem que jogar sempre muito, muito, muito mais do que os outros, pela simples razão de que eles são sempre ajudados, enquanto que nós somos sempre puxados para trás.
Ontem, por exemplo, além de um penalty claríssimo sobre o Lima, deixou também muitas dúvidas um lance em que o central, em disputa com o Luisão, desvia a bola com o antebraço esquerdo, e ainda, pelo menos, dois fora-de-jogo muito mal assinalados, quando os nossos jogadores ficaram isolados frente ao guarda-redes adversário e, consequentemente, em posição bastante favorável para fazer golo.
É por isso que temos de jogar sempre em alto ritmo, em pressão constante sobre o adversário, e nunca facilitar. Se não, lixa-mo-nos!!!
 
 
Apesar de tudo, a equipa, ontem, jogou realmente como uma equipa. Houve entreajuda, solidariedade e boa postura e entendimento tático.
Ainda assim, permito-me destacar, pela positiva, Enzo Pérez, Fejsa e Luisão. Garay, André Almeida, Siqueira e Cardozo, também não estiveram mal. Já Matic, Djuricic e Markovic, estiveram algo longe do que podem fazer. Artur esteve no plano a que nos tem habituado, ou seja, lá de vez em quando faz umas habilidades que nos deixam todos arrepiados.
Os suplentes, Lima e Maxi Pereira, cumpriram. Lima, apesar de tudo, esteve mais envolvido do que Maxi Pereira, que está a atravessar um período de menor fulgor.
 
Em resumo, é preciso muito mais do que aquilo que agora temos...
 
 
.......................................................................................

GUIMARÃES, 0  -  BENFICA, 1

22/09/2013, 18:00 horas, Estádio D. Afonso Henriques, cerca de 20.000 espectadores.
Transmissão SportTV
ÁRBITROS: Bruno Esteves; Mário Dionísio e Rui Teixeira; Manuel Oliveira.

GUIMARÃES: Douglas; Pedro Correia, Paulo Oliveira, Abdoulaye e David Addy; Leonel Olímpio e André André (Tiago Rodrigues, 58 min.); Marco Matias, André Santos (Ricardo Gomes, 83 min.) e Malonga (Nii Plange, 75 min.); Maazou.
Suplentes: Moreno, Assis, Crivellaro, Barrientos, Ricardo Gomes, Tiago Rodrigues, Nii Plange.


BENFICA: Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Siqueira (Maxi Pereira, 80 min.); Fejsa e Matic; Enzo Pérez, Djuricic (Lima, 65 min.) e Markovic; Cardozo.
Suplentes: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Jardel, André Gomes, Ola John, Rodrigo e Lima.

MARCADOR: 0-1, Cardozo (72 min.)
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...

Sem comentários:

Enviar um comentário