terça-feira, 11 de março de 2014

Vitória justa e segura... e desperdício incrível!



A vitória (2-0) de ontem, sobre o Estoril, para a 22ª jornada da Liga, foi o resultado de uma exibição determinada, sólida e segura.
Não foi isenta de erros. E foi, até, em alguns momentos, desesperante ver como se desperdiçaram tantas ocasiões para finalizar.
É que, se a vitória foi justa, o resultado foi... injusto! Por defeito...
 
Aos dezanove minutos, o Benfica já ganhava por 2-0. Mas, antes disso, logo aos 2 minutos, Lima foi isolado, na sequência de um livre marcado rapidamente e, sozinho, frente a Vagner, permitiu a defesa ao guarda-redes adversário. E aos 5 minutos, Gaitán, lançado por Rodrigo, sobre a esquerda do ataque, rematou forte, para uma grande defesa do guarda-redes do Estoril.
Na jogada imediata, Gaitán bateu um canto e Luisão apareceu de rompante, saltando mais alto que todos e fazendo um golo de belo efeito.
Fazia-se justiça no marcador, coroando uma entrada forte e determinada do Benfica...
 
 
Apesar do Estoril procurar responder ao futebol rápido e esclarecido do Benfica, eramos nós quem tinha mais intensidade no jogo e mais perigo criava.
E aos 13 minutos, Gaitán abriu pela esquerda e cruzou atrasado para Rodrigo, à boca da baliza, tendo valido ao adversário o corte de um defesa, empurrando a bola pela linha de fundo, em esforço.
Mas aos 19 minutos, Siqueira libertou-se bem na ala esquerda, foi até à linha de fundo e cruzou atrasado para o centro da área, onde apareceu Rodrigo, de pé esquerdo, a bater forte, de primeira, para junto do poste mais distante da baliza de Vagner. Um golo que levantou, literalmente, o estádio...
 
 
 
E aos 24 minutos poderia, mesmo, ter sido ampliada a vantagem...
Na sequência de um livre, marcado da esquerda do nosso ataque, Garay apareceu no limite oposto da pequena área a cabecear, de forma tensa, para a frente da baliza, levando a bola a cruzar toda a pequena área sem que ninguém lhe tocasse e ficando esta à mercê de Rodrigo que, contudo, não lhe chegou. Junto ao poste esquerdo da baliza, Lima ainda rematou mas não conseguiu fazer golo, saindo a bola pela linha de fundo, depois de voltar a cruzar toda a pequena área, agora em sentido oposto. Uma oportunidade de golo perdida de forma absolutamente inacreditável!!!...
A questão é que, se neste jogo não fez falta, poderá fazer em outros...
Por isso, é imperioso que os jogadores estejam, sempre, totalmente concentrados e disponíveis para a disputa dos lances, até ao limite, e que se foquem no essencial, deixando de parte preciosismos técnicos e adornos artísticos que, muitas vezes, acabam por anular por completo os lances...
Aliás foi precisamente isso que aconteceu, por três ou quatro vezes, ainda antes do intervalo, quando Lima, Markovic, Gaitán, Rodrigo e Maxi Pereira se envolveram em rápidas saídas para o ataque, mas, na hora de fazer o último passe, ou de finalizar, acabaram por desperdiçar as situações, complicando e não usando da objectividade que se impunha.
 
Na segunda parte, o nosso futebol foi mais pausado e consentimos que o Estoril tivesse mais bola. O jogo esteve, porém, sempre controlado, e as jogadas de perigo e ocasiões de golo foram mesmo todas nossas, à excepção de um livre que levou a bola a ressaltar em Garay, na barreira, e sair pela linha de fundo, roçando ainda o poste da nossa baliza.
Antes desse lance, que aconteceu aos 80 minutos (!!!), o Benfica teve uma mão cheia (literalmente...) de ocasiões para ampliar o marcador, por intermédio de Lima - por três vezes... - Rodrigo e Garay.
Aliás, numa dessas ocasiões, Lima fez mesmo golo, acorrendo a um cruzamento da esquerda do nosso ataque, e rematando colocado para o fundo das redes. Mas o golo acabou por ser (bem mal!!!...) anulado, por suposto fora de jogo, assinalado pelo juiz de linha. Este é um daqueles lances em que ninguém consegue perceber como é que é assinalado fora-de-jogo... porque só aquele infeliz que o assinalou é que viu... aquilo que não existia!!!...
 
Apesar do desperdício, e de uns quantos lances mal perdidos na guerra do meio-campo, foi uma exibição bem conseguida e, sobretudo, segura e determinada. É imperioso que se continue com essa postura... e que se melhorem os níveis de eficácia.
... É que, apesar de tudo, um lance fortuito pode resultar em prejuízo e, com isso, perderem-se pontos desnecessariamente!
Confesso que, apesar de tudo, vi o jogo no estádio sempre com um certo nervoso miudinho...
 
 
... Eu fui um dos cerca de 57.000 que estiveram na Luz.
Quero voltar, sempre, e sentir a emoção de cantar o "Ser benfiquista", de vibrar com os golos e gritar, a plenos pulmões, "SLB, SLB, SLB, Glorioso SLB..."!
Honrem o "Manto Sagrado" e façam-nos sentir o orgulho de sermos Benfica!
E Pluribus Unum...
 
 
.......................................................................................

BENFICA, 2  -  ESTORIL, 0

09/03/2014, 17:00 horas, Estádio da Luz, cerca de 57.000 espectadores.
Transmissão BenficaTV

ÁRBITROS: Paulo Batista; José Braga e Valter Rufo; Carlos Espadinha.

BENFICA: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa, Enzo Peréz (Djuricic, 90 min.), Markovic (Salvio, 63 min.) e Gaitán; Rodrigo (Rúben Amorim, 80 min.) e Lima.
Suplentes: Artur Morais, Steven Vitória, Rúben Amorim, Salvio, Ivan Cavaleiro, Djuricic e Cardozo.


ESTORIL: Vagner; Mano, Yohan Tavares, Rúben Fernandes e Tiago Gomes; Diogo Amado, Gonçalo Santos (Babanco, 46 min.), Balboa (Gerso, 73 min.), Evandro e João Pedro Galvão (Ricardo Vaz, 73 min.); Bruno Lopes.
Suplentes: Ricardo Ribeiro, Bruno Miguel, Anderson Luís, Filipe Gonçalves, Ricardo Vaz, Gerso e Babanco.


MARCADOR: 1-0, Luisão (6 min.); 2-0, Rodrigo (19 min.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário