quinta-feira, 10 de abril de 2014

Finalmente!... uma exibição agradável


Foi uma exibição agradável, de que resultou uma vitória segura, e justíssima, sobre o Rio Ave, materializada em quatro golos sem resposta...
 
A equipa entrou forte, decidida e a jogar com qualidade, perante um adversário que tem feito belas exibições na condição de visitante. Inclusivamente, era a defesa menos batida, em jogos fora de casa.
No entanto, o Benfica entrou muito bem no jogo, a pressionar de forma consistente e competente, assumindo desde cedo a intenção de chegar rapidamente à vantagem.
E aos 17 minutos de jogo, já depois de Rodrigo, Garay e Luisão terem rematado com perigo à baliza dos visitantes, surgiu o golo. Uma grande jogada de futebol, do mais fino recorte técnico, daquelas de encher o olho e que ficam na retina por muitos anos, saída dos pés de Enzo Peréz, e Sílvio, com este a descobrir Gaitán, sobre o bico esquerdo da grande área adversária, e com o argentino a infletir para a zona central, surgindo, depois de evitar um adversário, um passe de régua e esquadro, a rasgar toda a linha defensiva do Rio Ave, feito para a desmarcação de Rodrigo, sobre a zona frontal, resultando num remate de primeira, de pé esquerdo, com a bola a anichar-se no canto inferior direito da baliza de Ederson. Uma autêntica obra-prima...
 
 
O golo não fez a equipa baixar o ritmo e, nos minutos imediatos, poderia ter acontecido novo golo, em remates de Gaitán, Enzo Peréz, Rodrigo e Markovic, a três dos quais se opôs Ederson com grande competência.
O Rio Ave não conseguiu fazer o jogo que habitualmente faz e, na verdade, só ao minuto 28 teve o seu primeiro remate à baliza, num pontapé de muito longe, que saiu por cima da barra, sem que Oblak tivesse que se aplicar.
No minuto seguinte, Rodrigo disparou forte, de fora da área, descaído sobre a direita do nosso ataque, e a bola embateu num central vilacondense, sobrando para a zona da meia-lua da grande área, onde apareceu Gaitán a rematar colocado, para o fundo da baliza do Rio Ave.
 
 
Apesar da vantagem, a equipa manteve a toada atacante que vinha imprimindo à partida, desdobrando-se em jogadas envolventes, que continuavam a levar o perigo às imediações da baliza vilacondense. Garay, por duas vezes, e Rodrigo - que chegou milimetricamente atrasado a um cruzamento magistral de Gaitán... - protagonizaram situações de perigo iminente.
 
A segunda parte trouxe um ritmo de jogo mais pausado, com o Benfica a fazer circular a bola a toda a largura do terreno, mais focado em manter o controle da partida do que em se aventurar deliberadamente no ataque. A opção compreende-se, embora seja muito mais agradável - e, até, mais relaxante... - ver a equipa a jogar para marcar golos do que a jogar para evitar sofrê-los.
O resultado desta postura mais controladora foi que o Rio Ave continuou a não ter bola para jogar e, consequentemente, se manteve inofensivo, em termos atacantes.
E, apesar do ritmo bem mais pausado, as nossas unidades mais avançadas continuavamos a criar ocasiões para finalizar, como aconteceu com Lima e, mais tarde, com Cardozo, que entretanto tinha entrado no jogo aos 65 minutos.
E, à entrada do último quarto de hora de jogo, Maxi Pereira foi rasteirado quando se esgueirava dentro da área vilacondense. Penalty assinalado, que Cardozo bateu, aproveitando para regressar aos golos, numa ocasião que foi especialmente saudada pelos milhares que enchiam as bancadas da Luz.
 
 
O golo arrumou, por completo, o desfecho do jogo.
Mas o Benfica ainda havia de marcar mais uma vez, já em período de compensação, novamente por Cardozo, e novamente na transformação de uma grande penalidade, agora cometida sobre Enzo Peréz.
E, antes disso, tinha sido Maxi Pereira a rematar, com muito perigo, depois de mais um pormenor fantástico de Gaitán, dentro da grande área dos visitantes.
Gaitán, aliás, terá sido o mais desequilibrador dos nossos jogadores, rubricando uma bela exibição...
 
 
Além de Gaitán, gostei de Rodrigo e de Lima, tal como de André Almeida, de Sílvio e de toda a defesa.
Mas toda a equipa esteve globalmente bem, facto que é, sempre, motivo de grande satisfação!
É que... o futebol é um jogo de equipa...

Estamos mais perto do título, mas ainda não o conquistámos.
Além disso, há mais competições para vencer: a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga...
Quem não tem ambição, não é benfiquista, definitivamente...


.......................................................................................

BENFICA, 4 -  RIO AVE, 0

07/04/2014, 20:00 horas, Estádio da Luz, cerca de 48.000 espectadores.
Transmissão BenficaTV

ÁRBITROS: Cosme Machado; Alfredo Braga e Pedro Fernandes; Ricardo Baixinho.

BENFICA: Oblak; Maxi Pereira, Luisão (Jardel, 83 min.), Garay e Sílvio; André Almeida, Enzo Peréz, Markovic  e Gaitán; Rodrigo (Djuricic, 78 min.) e Lima (Cardozo, 65 min.).
Suplentes: Artur Morais, Jardel, André Gomes, Djuricic, Ivan Cavaleiro, Sulejmani e Cardozo.


RIO AVE: Ederson; Lionn, Marcelo, Rodriguez e Edimar; Tarantini, Filipe Augusto, Pedro Santos, Diogo Lopes e Ukra; Hassan.
Suplentes: Ventura, Ruben Ribeiro, Roderick, Tiago Pinto, Luís Gustavo, Braga e Joeano.


MARCADOR: 1-0, Rodrigo (17 min.); 2-0, Gaitán (29 min.); 3-0, Cardozo (76 min., g.p.); 4-0, Cardozo (91 min., g.p.).
.......................................................................................



PS - Buonanotte Principessa...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário