domingo, 2 de setembro de 2012

Amadorismo, apenas burrice, ou algo mais?...


 
O último dia da janela de transferências deixou-me prostrado. Completamente prostrado...
 
Depois de um defeso em que gastámos dinheiro em tudo o que parecia supérfluo, eis que fechamos esse período a vender o que nos era verdadeiramente essencial.
Absolutamente incrível!!!
 
Javi Garcia foi, sempre, nestes últimos tempos, um dos esteios da equipa. Um jogador que equilibrou o conjunto, minimizando as perdas impostas por um sistema táctico que penalizou sobremaneira o sector defensivo, num exercício de novo-riquismo, supostamente ofensivo, que, por regra, nem justificou a opção.
O trinco espanhol vinha sendo, portanto, peça essencial do sistema. Fez esse papel na quase totalidade dos jogos da equipa, não havendo alternância, nem alternativa consistente, nessa posição.
Javi Garcia era, então, imprescindível.
Javi Garcia, que tinha uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, foi vendido por 20 milhões - portanto, por dois terços do valor obrigatório... - no último dia do mercado de transferências. Sem haver no plantel, ou na equipa B, quem o substitua, com um mínimo de garantia de qualidade e eficiência.
 
Depois de se ter investido cerca de 20 milhões em jogadores para ocupar posições em que já estávamos bem servidos (Salvio e Ola John...), de se ter descurado o reforço de posições mais carenciadas (pelo menos aparentemente...), de se ter emprestado jogadores que fizeram uma pré-época muito interessante (Mora, por exemplo...) e de, no último dia, se gastar mais quatro milhões de euros (mais a cedência, por empéstimo, de um dos reforços - Michel - garantidos no final da última época...) num ponta de lança - Lima - de 29 anos que poderia assinar a custo zero dentro de quatro meses, é imperioso questionar: amadorismo, apenas burrice, ou algo mais?...

1 comentário:

  1. Só se vê é "gestores"inteligentes a criticar pelos blogues da internet...

    E a vontade do Javi em ir embora, não conta? Ou será que o jogador queria ficar a todo o custo e foi a direcção que o mandou embora?

    Então o Lima ficava livre dentro de 4 meses para assinar de borla? Amadorismo, burrice ou estupidez natural? O facto de um jogador ficar livre no clube, alguma vez significa que venha a custo zero?

    Era mesmo com o Mora que íamos ser campeões nacionais! Deixa começar os jogos a sério, chegar o inverno e aí é que se vê, não é em joguinhos a brincar de pré-época.

    Enfim, volta Manuel Damásio que estás perdoado!....

    ResponderEliminar